17 novembro 2009

Código de Conduta


Contém spoilers

As intenções por trás da história de Código de Conduta são ambiciosas: confrontar o sistema judiciário de forma crível enquanto conta uma narrativa de vingança interessante, inteligente e com apelo emocional. Em sua primeira metade, o longa alcança esses objetivos de modo bastante eficiente, mas, na parte final, os propósitos do protagonista deixam de fazer sentido e dão lugar a uma sequência de ações incoerente com o que fora apresentado até então.

Dez anos após os homicídios de sua esposa e de sua filha, Clyde Shelton (Gerard Butler) coloca em prática um plano de vingança contra os assassinos que cometeram os crimes e todos os envolvidos no processo – e isso inclui promotores, advogados e juízes – que, em vez de dar a eles a sentença desejada pelo personagem de Butler, acabaram entrando em um acordo. De início, Shelton mata os criminosos no que parece ser um plano simples, mas depois vemos que a verdadeira intenção do protagonista é, seguindo um caminho cuidadosamente traçado, expor as falhas e injustiças do sistema, e não importa que isso lhe custe a liberdade ou uma consciência tranquila, já que ele não tem mais nada a perder.

O filme devia ter seguido a linha apontada pela cena do julgamento da fiança de Shelton, quando ele, ao convencer a juíza de que não oferece perigo à sociedade, revolta-se justamente por ela concordar em libertá-lo, provando de maneira competente e inquestionável seus argumentos a respeito da frouxidão judiciária. E, ao entrar em seguidos acordos com Nick Rice (Jamie Foxx), o promotor que cuidou do caso de sua família, Shelton também consegue, de modo sutil, criticar a conduta seguida por ele, que foi exatamente o que os levou àquela situação.

Infelizmente, porém, o roteiro de Kurt Wimmer torna-se inconsistente e mirabolante demais, optando por explicações inaceitavelmente convenientes para os seus mistérios. Tudo pode ser esclarecido pelo fato de Clyde Shelton ser um gênio riquíssimo, o que abre um leque enorme de possibilidades para que ele consiga, de dentro da prisão, comandar todo o caos que se instala do lado de fora. Sim, porque é exatamente nisso que, em certo ponto, os planos de Shelton se transformam. Se antes queria confrontar o sistema, ele passa depois a querer apenas instaurar a completa desordem, tirando a vida de todos mesmo que isso não o leve a lugar algum, o que desvirtua totalmente as intenções iniciais do filme. Até mesmo as atitudes do personagem de Butler apresentam incoerências. Mostrando-se frio, calculista e até sádico durante quase toda a projeção, ele demonstra um sofrimento inverossímil em determinado momento.

A solução encontrada para o final se distancia muito de uma decisão mais realista, e ainda vale mencionar o tempo recorde que Nick Rice gasta para se deslocar de um lugar a outro. De qualquer modo, é uma pena perceber que uma boa ideia, e que durante o filme esteve muito próxima de surtir o efeito desejado, tenha sido distorcida e praticamente arruinada pelo aparente desejo de dar ao longa mais momentos de tensão e que pudessem surpreender o espectador.

Código de Conduta
Law Abiding Citizen, F. Gary Gray, 2009.

5 comentários

Cinéfilos disse...

Adorei o blog e os textos.

O único problema é que você tem um link pro Cinéfilos e nós não temos um link para você... ops, corrigido :-)

Parabéns pelos textos ;-)

Kamila disse...

O filme realmente tem esse desejo de nos surpreender, especialmente em seu ato final. Eu acho que o clima de suspense da obra foi muito bem criado, porque eu, pelo menos, me envolvi bastante nesta história. Acho, aliás, que o roteirista bebeu demais na fonte de seriados de TV como "Dexter", "C.S.I.", "Law & Order".

Samantha disse...

Cinéfilos, muito obrigada. =)

Kamila, no começo, as atitudes do protagonista realmente lembram muito Dexter, sobretudo no que diz respeito à engenhosidade de seus planos e à sua frieza, mas depois a história perde o rumo, e, como eu disse, ficou difícil engolir algumas explicações.

Gustavo disse...

Samantha, não vou ler essa crítica porque tem 'spoilers', mas li e achei informativo seu comentário sobre o grande FALE COM ELA, que vi há alguns meses.

Cumps.

Mateus Denardin disse...

Minha opinião é a mesma, Samantha. Qualquer resquício de boas intenções foi abandonado ainda no primeiro ato. Aliás, já comecei a ficar com um pé atrás quando precisaram passar 10 anos para o personagem de Butler colocar seu plano em ação. A partir de então era um jogo de coincidências e implausibilidades inaceitáveis. Lamento muito por ver Jamie Foxx num raro momento de atuação contida num filme como esse.

Postar um comentário

Leia as regras:
- Seja educado: comentários ofensivos não serão tolerados.
- Escreva corretamente: por favor, internetês e miguxês não são agradáveis de se ler. Faça uso do português correto.