27 julho 2009

Antes do Amanhecer


Contém spoilers

Celine e Jesse foram feitos um para o outro. Eles não são iguais. Essa não é a idéia de casal perfeito. Eles apenas se equilibram em suas características e percepções de mundo, e tornam-se, assim, o complemento que o outro necessita. Essa conclusão não é o aspecto mais importante do filme, uma vez que é a ela que chegamos ao final de longas românticos minimamente bem sucedidos. Em Antes do Amanhecer, o grande diferencial é o caminho pelo qual Richard Linklater nos conduz até que cheguemos a ela.

Nesse caminho, somos testemunhas dos diálogos travados por Jesse e Celine. Eles conversam sobre assuntos diversos, mas, sobretudo, sobre eles mesmos. Nessas conversas fica claro como eles são personagens profundamente bem construídos, cujas ações e pensamentos são coerentes com suas histórias de vida. Celine e Jesse tem aparentemente a mesma idade. Ela, no entanto, é mais madura, enquanto ele ainda parece um menino, que se mostra cético com relação a diversas coisas, talvez com medo de parecer ainda mais ingênuo.

O filme conta com momentos românticos memoráveis. A cena dentro da cabine na loja de discos é um deles. Os olhares, que se desviam tentando evitar o contato, a tensão, o constrangimento e a música ao fundo, que diz "Baby, I have never wanted you so much", dão o tom. Há também a cena na roda gigante, que nos dá o primeiro beijo do casal. É uma situação inevitavelmente clichê, mas o roteiro aproveita para acentuar traços dos dois. É Jesse quem dá o primeiro passo, mas é Celine quem toma as rédeas e dá o passo seguinte. Posteriormente, ela até brinca com o romantismo dele, que elegeu essa a hora perfeita para o beijo.

Dúvidas também cercam o filme, mas o final é que lança a maior delas. Jesse e Celine decidiram não se ver mais, mas, quando a hora da despedida se aproxima, é notável a angústia estampada na expressão dos dois. Ethan Hawke e Julie Delpy, a propósito, merecem destaque por suas excelentes atuações. Antes de Celine embarcar, eles acabam combinando de se encontrar dentro de seis meses no mesmo lugar, o que não ficamos sabendo se acontece. Esse aspecto do longa é notável, pois possibilita que o espectador tome para si o controle da história.

As cenas finais, mostrando os lugares onde eles estiveram, agora vazios, tentam nos passar um pouco do que os dois provavelmente estavam sentindo ao ir embora sem saber ao certo se voltariam a se encontrar. Ao acabar, Antes do Amanhecer também nos deixa a sensação de vazio, além da certeza de que Jesse e Celine foram, sim, feitos um para o outro e, claro, a agradável liberdade de imaginar os acontecimentos que estavam por vir.

Antes do Amanhecer 
Before Sunrise, Richard Linkater, 1995

1 comentário

Robson Saldanha disse...

Lembro-me de ter visto esse filme mas há bastante tempo. Gostei mas não foi nada muito profundo. Fiquei com vontade de revê-lo...

Postar um comentário

Leia as regras:
- Seja educado: comentários ofensivos não serão tolerados.
- Escreva corretamente: por favor, internetês e miguxês não são agradáveis de se ler. Faça uso do português correto.